Programação Pôsteres 6º SENALLP

Local: CIDEC-Sul (FURG – Campus Carreiros)

Terça-feira (30/05)

18h às 19h

1. Diferentes sentidos sobre o prefácio de dicionários regionalistas do Rio Grande do Sul

     Thaís Costa da Silva (UFSM)

 

2. Terminilogia e definição: a complexidade da noção de signo linguístico no corpus saussuriano

Fidah Harb (UFSM)

Evelise Silva (UFSM) 

Maria Iraci Costa (UFSM – Orientadora)

 

3. Investigação de possíveis diferenças linguísticas na fala de homossexuais       

    Ana Beatriz Oliveira Ribeiro (FURG)

    Tatiana Schwochow Pimpão (FURG - Orientadora)

 

4. O papel do polonês na produção das consoantes líquidas laterais: dados de Arroio Grande – RS

Aline Rosinski Vieira (UFPel)

Giovana Ferreira Gonçalves (UFPel/CNPq)

 

5. Oficina de Contação: Formando leitores e mediadores de leitura

Bianca Matos de Barros (FURG)

Karollayne de Oliveira Gonçalves (FURG)

Mairim Lick Piva (FURG - orientadora)

Ana Luísa Cosme Feijó (FURG - orientadora)

 

6. Prática pedagógica envolvendo a relação fonografêmica no letramento

Camila M. Dutra (FURG)

Luciano F. Silva (FURG)

Marilucia Gonçalves (FURG)

 

7. Enunciação, subjetividade e argumentação: um estudo sobre o ethos em textos jornalísticos

    Catherine Paula Rech (UFSM)

 

8. Gramatica do Design Visual e Leitura de Textos Multimodais

Cibele Pedroso Vianna (FURG)

Rafaella Rodrigues Saldivia   (FURG)

Elaine Nogueira da Silva (FURG – Orientadora)

 

9. Laboratório de Escrita: o blog como prática pedagógica

Franklin Furtado Ieck  (FURG)

Alessandra Avila Martins (FURG - Orientadora)

 

10. Projeto “Cartas”: a relevância do interlocutor nas produções textuais dos alunos em aulas de Língua Portuguesa sob o enfoque dos Gêneros Textuais

Gabriela Tavares de Pinho (FURG)

Amanda Silveira (FURG)

Ana Luisa Feijó Cosme (FURG)

Trícia Tamara Boeira do Amaral (FURG - Orientadora)

 

11. Os processos sintáticos – coordenação e subordinação – em uso

Jéssica Porciuncula Iung da Silva (UFPEL)

Paula Fernanda Eick Cardoso (UFPEL – Orientadora)

 

12. A prática da escrita no ensino de português no fundamental 

Julia Buchorn Fagundes (UFPEL)

Luísa Santanna Gomes (UFPEL)

       Cleide Inês Wittke (UFPEL – Orientadora)

 

13. A produção da epêntese no pb em contexto de plosiva em coda medial e a restrição da janela de três sílabas

Karine da Cunha Duarte (UCPel)

Melissa dos Santos Braga (UCPel)

Carmen Lúcia Barreto Matzenauer (UCPel – Orientadora)

 

14. Descrição         acústica-articulatória       do       dialeto          pelotense     e          estudos interdialetais

Patrícia Pereira Melcheque (UFPEL)

Mirian Rose Brum-de-Paula (UFPEL)

 

15. Ethos, enunciação e linguística textual: esboço de uma imagem discursiva em duas notícias esportivas em língua portuguesa e em língua espanhola

Rafael Severo Schiites.(UFSM)

 

16.   O filme nasala de aula: um mote para produção textual no Ensino Médio

Dieisi Camila Alves (UFSM)

Ester Vieira (UFSM)

Renata Nicoletti (UFSM)

 

17. Vozes textuais e construção de posicionamento na produção escrita escolar

Rodrigo Poletto (UFSM)

Gabriela Eckert Pereira (UFSM)

Francieli Matzembacher Pinton (UFSM – Orientadora)

 

19. Memória e Silenciamento sobre/da língua dos imigrantes alemães nas Missões do RS

Yasmin Schreiner Heinzmann (UFFS)

 

 

20.Os sentidos de “mulher” no dicionário aurélio século xxi: um discurso sobre a língua

Evelise Silva (UFSM) 

Fidah Mohamad (UFSM)

Verli Fátima Petri da Silveira (UFSM – Orientadora)

 

21. Alteridade: o bullying no cotidiano escolar

Cássius Pazinato (UFSM)

Caciane Souza de Medeiros (UFSM - Orientadora)

 

 

22. As multifunções do “onde” em textos acadêmicos

Simone Oliveira Amaral (FURG)

Orientadora: Tatiana S. Pimpão (FURG – Orientadora)

 

Quarta-feira (31/05)

18h às 19h

1. Contação de histórias de terror: estimulando a leitura e a criação de narrativas

Giulia  Guadagnini (FURG)

Lucas Dionizio (FURG)

Cosme, Ana Luisa Feijó (FURG)

Mairim Linck Piva (FURG - orientadora)

 

2. Multilinguismo e acesso lexical através do processamento de priming: uma abordagem dinâmica

  

  Aline Behling-Duarte (UFPEL)

  Cíntia Ávila Blank (UFPEL - Orientadora)

 

3. As representações de professor(a) na  imprensa escrita brasileira:

identidades contestadas?

Hilário I. Bohn (UCPEL)

Laura Sacco dos Anjos Torres (UCPEL)

 

4. PIBID na rede: o uso das redes sociais como ferramentas motivadoras da produção nas aulas de Língua Portuguesa

Ana Luisa Feijó Cosme  (FURG)

Gabriela Sluminski Biasuz (FURG)

Profa. Dra. Ducel Cassol Tagliani (FURG - Orientadora)

 

5. A pesquisa-ação em sala aula

Carine Vargas (UFSM)

Lúcia Kuss (UFSM)

Motta, Vaima Regina (UFSM – Orientadora)

 

6. Memória, cultura e promoção da língua pomerana

Carmo Thum (FURG)                                                                               

Myrna Madia Berwaldt (FURG)

Suelen Hüttner (FURG)

 

7. Discurso de ódio na internet e o estereótipo negro: o caso Leslie Jones 

Hallana Oliveira (Universidade da Região da Campanha Bagé)

 

8. A produção do texto escrito por meio de oficina: uma experiência no ensino fundamental 

Luísa Santanna Gomes (UFPEL)

Julia Fagundes Buchorn (UFPEL)

Cleide Inês Wittke (UFPEL – Orientadora)

 

9. Língua Portuguesa na Cultura Digital: clicando no Gênero E-mail

     Alexandra lobato (FURG)

     Joice Padilha (FURG)

     Pâmela Santos (FURG)

10. Audiodescrição didática: instrumentalizando o professor para o trabalho com alunos cegos no ensino regular

Márcia dos Santos Soares da Rocha (UFPEL)

Elton Vergara-Nunes (UFPEL)

 

11. O gênero artigo de opinião na perspectiva do livro didático de língua portuguesa: um estudo de caso

Marianna Rego (FURG)

Ana Cláudia Almeida (Orientadora - IFRS)

 

12. Relação entre compreensão de expressões idiomáticas em português como L2 e  similaridade de forma entre expressões na L1 e na L2.

Gisele Oliveira Dia  (UFPEL)

Marília Lima Santos  (UFPEL)  

Priscila Costa Machado  (UFPEL)

Alessandra Baldo  (UFPEL - orientadora)

 

13. Aquisição do rótico retroflexo do inglês: instrução explícita e ultrassonografia

Otavio Tadeu Alves Pereira (UFPel PROBIC-FAPERGS)

Giovana Ferreira-Gonçalves (UFPel/CNPq)

 

14. A questão de gênero no romance O menino de Vestido

Rosiane Gonçalves  S. Sandim (UNIPAMPA)

Moacir Lopes de Camargos (UNIPAMPA - Orientador)

 

15. A palavra como veiculação ideológica: estudo de caso

Sabrina D’Ávila (UFPEL)

Karina Giacomelli (UFPEL - orientadora)

 

16. Análise acústica da aquisição de encontros consonantais em dados naturais e experimentais

Thais Telles Barbieri (UFPel/CAPES)

Giovana Ferreira-Gonçalves (UFPel/CNPq)

 

17. O gênero carta e a produção de textos no ensino fundamental

Lays Pereira (FURG)

Marianna Rego (FURG)

Taís Velasco (FURG)

Trícia do Amaral (FURG - Orientadora)

 

18. Semânticas: as diferentes relações entre língua, mundo e o estudo do significado

Vinícius da Rosa da Silva Tavares (FURG)

Eliana da Silva Tavares (FURG – Orientadora)

 

19. A percepção das vogais em dados de crianças falantes nativas do  Português Brasileiro

Thais Martins Ramos (UCPel)

Jordana Dias Zoia (UCPel)

Vera Luciane Zitzke Perleberg (UCPel)

Carmen Lucia Barreto Matzenauer (UCPel – Orientadora)